HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Fechamento de Consulado preocupa nikkeis do Sul

A comunidade nipo-brasileira do Rio Grande do Sul está preocupada com o possível fechamento do Consulado Geral de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O Consulado é responsável pelo atendimento direto de dois mil japoneses e cerca de quatro mil descendentes que vivem na região de Porto Alegre e de Santa Catarina.

A notícia do encerramento das atividades tem causado preocupação tanto por parte da população e dos políticos.

O deputado federal Hidekazu Takayama (PMDB-PR), pediu ao embaixador do Japão no Brasil, Takahiko Horimura, para que seja tomada alguma atitude junto ao governo japonês para que o consulado não seja fechado. A justificativa foi o auxílio à comunidade local. “Falar em fechar o Consulado é como jogar um `balde de água fria´ no entusiasmo da comunidade, que vem preparando uma grande festa para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Fora isso, temos o impacto negativo para o fortalecimento dos dois países”, defende.

Além disso a Frente entregou um ofício endereçado ao deputado japonês Ryutaro Hashimoto, solicitando ajuda ao consulado.

O possível fechamento está provocando ainda uma mobilização da comunidade nipo-brasileira dos dois Estados - RS e SC - com o apoie das Assembléias Legislativas, associações comerciais universidades e do próprio governo gaúcho, onde estão sendo colhidas assinaturas de apoio à permanência do consulado na região.

Um dos motivos alegados para encerrar as atividades são o enfraquecimento das atividades consulares na contramão do fortalecimento de outras comunidades asiáticas r corno as chinesas e taiwanesas.

Segundo o cônsul geral de Porto Alegre Kouhei Nagashima, os indícios levam a crer que o Consulado vá mesmo fechar suas portas, mas com as iniciativas em prol da entidade, ele ainda tem esperança por alguma mudança.


Esta página foi visitada 773589 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.