HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Carta enviada por Michiyo Kaneko, que veio ao Brasil como Hanayome Imin, e atualmente reside em Nagano, no Japão.

Michiyo Kaneko foi uma das passageiras entre os 681 que viajaram rumo ao Brasil na décima segunda viagem do Aruzentina Maru. Ela chegou a São Paulo onde viveu por cinco anos junto com o seu marido, como agricultores. Por motivos familiares ela retornou a Nagano, no Japão. A foto enviada é da época em que moravam em São Paulo e foi tirada na casa de amigos, retratando Michiyo, seu marido, e os três filhos, brasileiros de nascença. O mais velho se chama Michihiro, a segunda, Emi, e a terceira, Nami. Veja a carta completa.
Posse era um lugar muito bom. Até hoje me aparece em sonhos. Haviam três jovens e por isso preparavamos seu almoço e outras refeições, eu era a dona de casa e costumava brincar com as ovelhas e porcos. Minha saúde era fraca e quando completamos o contrato, nos mudamos para Nova Veneza. Tive meus três filho lá e não pude ajudar nos trabalhos. Eu ficava em casa e fazia roupas para as crianças e preparava seu lanche. Eram dias muito felizes. Mas foram apenas cinco anos. Meu marido era o filho mais velho da família e, embora tivesse deixado a responsabilidade para seu irmão, seu pai lhe pediu que retornasse. Deixamos o Brasil, eu após cinco anos, e meu marido após 10 anos.
Voltamos para a sua casa, que era responsável pela chefia da vila, e passamos alguns anos bastante difíceis. Agora que minhas cinco cunhadas se foram, os sogros também, estou me sentindo mais leve. Quando virei para trás, vi que já se passaram 34 anos. Pensava em voltar ao Brasil quando saísse a aposentadoria, mas agora que estamos livres de todos os compromissos já estamos com 68 e 66 anos respectivamente. Sei que não podemos mais viver no Brasil, mas eu gostaria de ir pelo menos uma vez para visitar. meus amigos também sempre perguntam quando vamos. Dizem que se não nos apressarmos eles também vão acabar ficando velhos. O problema é que nossos filhos já saíram de casa e também não podemos deixar nossas terras abandonadas aqui. Só de imposto de herança, gastamos muito dinheiro após a morte de meu sogro. Estamos em uma situação complicada. O Brasil que conheci é como um paraíso. Acho até que as outras pessoas podem me xingar. Esta é uma carta pessoal que envio ao Sr. Wada e espero que seja destruída. Desculpe por não poder ajudar. Minha história não é importante, mas gostaria de saber dos outros passageiros do navio.

Michiyo Kaneko

Questinário:
Michiyo Kaneko, nascida em 4 de agosto de 1935, em Nagano.
Vivi em Snto Antônio de Posse, Fazenda Juquitiba, em São Paulo. Em dezembro do mesmo ano nos mudamos para Nova Veneza de Campinas, Vila Anhanguera Km 113.
Endereço Atual: 380-0916 Nagano-ken Nagano-shi Inaba


Esta página foi visitada 817387 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.