HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Dicas para decorar sua casa no Japão

A arquiteta Eunice Yumi Kurihara dá algumas dicas simples que podem ajudar a transformar a sua casa, no Japão. Ela sabe que a maioria dos brasileiros pensa que a sua estadia no Japão é temporária e não quer gastar muito dinheiro com decoração.
Os brasileiros que moram no Japão precisam se acostumar com algumas diferenças básicas. "No Brasil é muito mais fácil construir e o material utilizado é diferente, um pouco por causa do clima", explicou Yumi. No Japão as construções de alvenaria são raras. Para ela, vistas de fora, as casas brasileiras ainda são mais bonitas do que as japonesas. "Mas quando se trata de interiores, existe muito mais variedade de material no Japão e até mesmo estudantes com pouco dinheiro podem mudar o visual de seu quarto", acrescentou.
Segundo ela, outro problema que se enfrenta no Japão é a falta de espaço com a qual todos temos de aprender a conviver. O conselho que ela dá é de optar por móveis baixos para melhor aproveitar os espaços. A solução na hora de mudar o visual é utilizar pequenos enfeites e chamar a atenção para os detalhes. "As paredes e o teto ocupam a maior área do apartamento, mas trabalhar com essas variantes é difícil", explicou. Em segundo plano ficam os móveis grandes como armários, sofás, mesas. "Para mudar o visual a gente sempre pode pintar os móveis, trocar pequenos detalhes como puxadores ou jogar um tecido para mudar a cor", ensina Eunice.
Eunice Yumi Kurihara
Eunice Yumi Kurihara
Formada em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, veio ao Japão em abril de 1999 para fazer um mestrado em Design de Interiores na Universidade de Chiba. Concluiu seus estudos no começo do ano com uma pesquisa sobre a percepção das cores. Atualmente trabalha com decoração de escritórios.

Dez dicas para mudar o visual de sua casa

Mudar a decoração de acordo com as estações
Para os japoneses, as quatro estações do ano são muito bem marcadas e influenciam em quase todos os aspectos. Procure aproveitar as cores e motivos da estação. Isso pode ser feito através do uso de cores ou utilizando materiais naturais.
Algumas idéia:
Verão: fuurin, sinos japoneses que balançam com o vento, dão um ar de frescor
Outono: usar folhas secas para decorar a casa
Inverno: objetos e estampas que lembrem bonecos de neve
Primavera: cores e estampas que lembrem o sakura

Uso de cores
O ambiente se divide em três áreas, a maior é ocupada pelas paredes e teto. É difícil mudar as cores nessa área. Objetos grandes como armários, sofás e mesa podem ser trabalhados. A maneira mais fácil de utilizar as cores é criar um equilíbrio entre elas. Objetos pequenos como almofadas, lustre e objetos de decoração em geral podem ser facilmente trocados. É bom que eles tragam uma cor diferente do ambiente para chamar a atenção.

Textura dos materiais
Escolha um tipo de material: tecidos, metal, madeira, plástico, vidro ou cerâmica. Procure uniformizar o uso de materiais. Para que esse detalhe chame a atenção, é bom uniformizar uma área média, com móveis grandes. Pequenos objetos de decoração não darão o mesmo efeito.

Personalize o seu espaço
Procure chamar a atenção para objetos que você gosta. Quem coleciona perfumes, óculos ou qualquer outro objeto, não deve deixá-los jogados. Monte um display e deixe-os bem à vista.

Iluminação
Esse é um pequeno detalhe que pode mudar bastante o seu espaço. Trocar lâmpadas fluorescentes por incandescentes dá um ar mais aconchegante e natural ao ambiente. Existem também lâmpadas decoradas. Outra idéia é brincar com luminárias. É possível montar a sua própria luminária com os mais diversos materiais.

Móveis
Prateleiras e armários podem ser pintados. Muitas vezes apenas uma mudança de posição pode dar um ar completamente diferente. Procure deixar os móveis mais bonitos à vista e em locais que chamam a atenção. Gavetas e outros objetos de plásticos devem ficar dentro dos armários onde não sejam vistos.

Plantas
Elas sempre dão vida ao ambiente. Para quem tem pouco espaço e tempo para cuidar delas, cactus podem ser a solução. É importante pensar no espaço disponível antes de comprar uma planta. Para quem não sabe mesmo cuidar delas, as flores secas podem resolver o problema.

Criar novos usos para objetos
Usar jarros como vaso para plantas, conchas como cinzeiro, discos ou cds como relógio são apenas alguns exemplos do que se pode fazer. Liberte sua imaginação e aproveite o que tem em casa de uma nova meneira.

Escolha um tema
É mais fácil uniformizar a decoração quando se escolhe um tema a seguir. Isso vale para pequenos objetos decorativos, que podem ser facilmente trocados. Quem gosta de personagens pode usá-los na decoração, procurando objetos com esse tipo de estampas. Motivos asiáticos também estão em alta.

Aroma
O aroma também pode ser utilizado como parte da decoração. Incensos, óleos, velas e sachês podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável. Procure fragrâncias que não sejam muito fortes ou enjoativas.


Esta página foi visitada 773187 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.