HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Educação das crianças brasileiras quando um dos pais é japonês

Conheça a história dessas mães brasileiras que decidiram educar os filhos no Japão.
Marilene Ogasawara, Regina Kato e Luciana Tani
Marilene Ogasawara, Regina Kato e Luciana Tani


Marilene Ogasawara é casada com um japonês e tem uma filha, Manami Taísa Ogasawara, de 9 anos. Marilene está no Japão desde 1989. "Eu só falo com a minha filha em português", disse Marilene. Para ela, é muito importante que Taísa não esqueça a língua. "A Taísa é muito brasileira no seu modo de ser e quando não gosta de alguma coisa logo demonstra", contou a mãe. Segundo ela, da 1ª a 3ª série elas nunca tiveram problemas. "Esse ano senti que a escola já está tentando moldar a minha filha para não ser tão extrovertida e isso me preocupa um pouco", desabafou.

Regina Kato também é casada com um japonês, mas eles estavam morando no Brasil até o ano passado. Ryuta, de sete anos, não teve muitos problemas para se adaptar à nova escola. "O pai sempre fez questão de falar japonês e ler histórias em japonês com ele", contou Regina. Talvez por influência do pai, Ryuta adora estudar os kanjis e embora esteja na primeira série já faz suas pesquisas nos dicionários.


Esta página foi visitada 788639 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.