HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Matéria Publicada no Jornal Tudo Bem sobre documentário do Argentina Maru

Jun Okamura apresenta três de seus documentários no Japão. "Nos sonhos, a saudade", foi o seu primeiro longa-metragem, editado em 1998. "Queria registrar a história de Saichi Nishi, um japonês que imigrou para o Brasil antes da segunda guerra e que acabou criando uma teoria própria sobre o mundo", contou o documentarista. O filme foi reeditado em 2001 e a versão século 21 está sendo apresentada pela primeira vez, sexta-feira 6 e sábado 7. Outro trabalho inédito de Okamura é o projeto "Video Letter", que foi exibido em Kobe, sábado 16, e em Tokyo, sábado 30. Com 78 minutos de duração, o documentário mostra 14 dos passageiros que desembarcaram no Brasil há 40 anos, no navio Aruzentina Maru. "No total, o navio tinha 31 passageiros. Descobrimos que 10 deles já morreram e outros não quiseram participar", contou. A primeira exibição aconteceu no Museu da Imigração em Kobe. "O prédio onde os imigrantes passavam seus últimos dias no Japão, se preparando para partir, é com certeza um local sagrado", disse Okamura. Mais de 170 pessoas estiveram lá, mas por causa do espaço limitado, apenas 70 puderam assistir o documentário. "Estou aproveitando minha estada no Japão para visitar alguns dos passageiros do navio que acabaram voltando e hoje vivem aqui", contou. Apenas a primeira parte do "Video Letter", que se concentra nas famílias que ficaram na Amazônia está pronto. "O próximo passo é entrevistar a única família que ainda está em Guatapara e produz agáricos", disse. A terceira obra apresentada é Akai Daichi no Nakamatachi, que conta um pouco da vida e do trabalho do Padre Haruo Sasaki, criador da Sociedade Filantrópica Humanitas, em São Gerônimo da Serra, interior do Paraná. "Acompanho o trabalho dele desde 1994 e acabei de editar o documentário em comemoração aos 25 anos do Humanitas", explicou Okamura. Padre Sasaki e as irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki começaram cuidando de pacientes com hanseníase, que sofriam com o preconceito na região. Aos poucos, o trabalho foi se extendendo e hoje engloba meninos de rua e acampamentos do movimento Sem Terra. "Acho importante mostrar que alguns imigrantes japoneses não se contentaram em fazer algo pela sua comunidade, mas estão se dedicando ao futuro País", disse.

"Nos Sonhos, a Saudade" vai ser apresentado em Tokyo, no Umegaoka Park Hall, Setagaya-ku Matsuhara 6-4-1, próximo a estação Umegaoka, da linha Odakyu. Serão duas exibições, sexta-feira 6 e sábado 7 de dezembro, às 18h30. Após a apresentação, o autor estará no local para conversar sobre seu trabalho. Os ingressos custam 1.000 ienes se comprados antecipadamente e 1.300 ienes no dia. Informações e venda de ingressos com Iida, pelo tel. 03-3426-7053.


Esta página foi visitada 774032 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.