HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Correspondências da Yayoi pela América Latina.

Norte do Peru
Bom, foi aí que eu fiquei sabendo dos Moches ou Mochicas, cultura responsável pelas pirâmides. Aqui em Trujillo tem as Huacas de la Luna e del Sol, umas pirâmides gigantescas que formavam o centro administrativo dos Moche. Os caras foram até Piura ao norte e quase Lima ao sul (de bumba deve dar umas 15 horas de distância). Muito poderosos. Daí já estava babando com tudo isso quando fui visitar Chan Chan, a maior construção em adobe do mundo (declarada pela Unesco como patrimônio histórico e tudo). A construção arquitetônica é obra dos Chimu, que vieram depois dos Moche. São do tipo 7 palácios gigantescos.

Os Moche construiam para cima. Cada vez que trocavam de governador faziam o novo palácio por cima do antigo e assim formavam as pirâmides. Encontraram 2 andares abaixo do Señor de Sipan o Viejo Señor, avô do primeiro (comprovado por carbono 14 ou DNA ou sei lá o quê). O andar do meio foi saqueado. Uma tristeza...

Os Chimu construiam tudo de novo. Os palácios viravam um mausoléo e o novo governante que construísse seu próprio palácio.

Acho que me empolguei demais... Vou parar por aqui.

Ah! Último detalhe! Usei minha barraca! Depois do deserto, ela merecia ficar numa praia! Fiquei só uma noite em Huanchaco, mas foi bem legal. Tinha grama e era fofinho de dormir.

Agora vou pegar o bumba para chegar em Cusco em tempo de encontrar a Andi e o Keigiro.

Beijinhos
Ya


Esta página foi visitada 804005 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.