HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Matéria publicada em 12 de setembro de 1960 em A Gazeta

Chegaram pelo "Argentina Maru"

Agricultores e tecnicos japoneses para o Brasil
Amazonas, São Paulo, Mato Grosso e Paraná receberão os agricultores - Tecnicos navais desembarcaram no Rio de Janeiro - Cenas curiosas

Santos, 12 (Dep. A Gazeta)
Atracou ontem pela manhã, ao cais do armazem n. 17 da Cia. Docas, o navio japonês "Argentina Maru". Essa moderna unidade da frota mercante nipônica, foi inteiramente construída nos estaleiros "Shinmitsubishi", em Kobe. Tem 156 metros de comprimento, 20 de largura, e um deslocamento de 10.863 toneladas. Sua primeira viagem foi iniciada em 30 de abril de 1958, sendo com esta a sétima vez que toca no porto de Santos. Possue acomodações para 23 passageiros de primeira classe, 72 de segunda e 960 de terceira, sendo a sua tripulação composta de 113 homens. Está sob o comando do Capitão T. Kubo.

Agricultores e Tecnicos
O "Argentina Maru" trouxe para a América do Sul, 890 passageiros, entre agricultores e tecnicos, procedentes de Kobe e Yokohama. Desembarcaram em Belém (Estado do Pará), 99 agricultores que se destinam à Fazenda Tome-Assu, no Amazonas, que se dedicarão à cultura de pimenta do reino. em Santos desceram 593 imigrantes, seguindo 42 para a Fazenda Vargem Alegre, no Estado de Mato Grosso, e os restantes para as zonas oeste d São Paulo. Desceram também em Santos 31 pessoas que seguirão para a Bolívia, por estrada de ferro. Em trânsito seguiram 53 imigrantes para o Rio Grande do Sul e 60 que desembarcarão em Buenos Aires, de lá seguindo para o Paraguai. No Rio de Janeiro desembarcaram 54 tecnicos em construções navais, que dedicarão as suas atividades ao estaleiro "Ishikawajima".

Cenas Curiosas

Tivemos oportunidade de notar a euforia dos visitantes do "Argentina Maru". Além do orgulho que demonsravam ao analisar a construção do navio, procuravam experimentar o legítimo "sake" feito no Japão. Seis noivas desembarcaram em Santos. Seus noivos para aqui vieram a fim de iniciar sua vida e agora seguem com elas para o interior, onde se casarão, continuando suas atividades nas lavoura.
Na confusão de abraços e inclinações respeitosas, notamos, no topo da escada de desembarque, uma menina de uns 10 anos que ostentava, bem alto, à vista dos quee entravam, um pequeno cartão com dizeres em japonês. Fomos informados pelo intérprete que a menina viera recomendada a uma família residente no interior do Estado. Entretanto, como não conhecia os membros dessa família, exibia a todos que iam a bordo, a sua identificação. Vimos, mais adiante, outra jovem de 18 anos, que também mostrava igual cartaz com a sua identidade. O "Argentina Maru" levantará ferros ainda hoje, terminando o seu roteiro em Buenos Aires.


Esta página foi visitada 822704 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.