HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Expedição Família Feliz

Terceiro dia
28/07 (quinta-feira)

Saída de Goiânia após o almoço para Pirenópolis.



Origem: WCC - GOIANIA - GO
Destino: WCC - PIRENOPOLIS (ESTADO DE GOIAS) - GO

Percurso: 144,4 Km -Tempo estimado: 1h52m05s




Chegada prevista: 15:45

Breve histórico
Nascida em 1731 como o julgado de Meya Ponte, formado pelos bandeirantes que descobriram ouro no rio das Almas, chamou-se em seguida Vila de Nossa Senhora do Rosário de Meyaponte, antes de ter o nome moderno devido aos Pireneus. Disputou com a antiga capital de Goiás, Vila Boa, a condição de principal centro cultural do século 19 no interior brasileiro. Notabilizou-se menos pelo ouro do que pela posição de entreposto comercial e cultural, no cruzamento entre as minas do sul e do norte da capitania (estas últimas descobertas em sequência a partir de 1730, como Traíras, São José do Tocantins, Águas Quentes, Santa Rita etc).
Em Pirenópolis circulou o primeiro jornal da Província de Goiás, a Matutina Meiapontense, de 1830, impresso em gráfica trazida para o sertão pelo comendador Joaquim Alves de Oliveira.

Cultura

De forte caráter preservacionista, o povo soube manter as tradições e folclores de tal modo intacto, como dificilmente se vê por aí. As histórias, a Festa do Divino, as Cavalhadas, os causos e as lendas, a comida regional e o falar pirenopolino encantam e seduzem até ao próprio nativo.

O CENTRO HISTÓRICO
Tombada como patrimônio histórico o centro da cidade de Pirenópolis mantém ainda os casarões do século XVIII, igrejas e museus, aninhados sobre ruas de pedras quartzíticas e debruçados sobre o límpido Rio das Almas.



IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO




Maior e mais antigo monumento histórico do Centro Oeste brasileiro. Construída em 1727.

IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM





Construída entre 1750 e 1754, por iniciativa particular, é hoje a única igreja do período colonial aberta ao público.



IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

CASA DE CÂMARA E CADEIA

Construída em 1919, idêntica a do período colonial. Acima funcionava a Câmara e em baixo funciona a cadeia.

TEATRO DE PIRENÓPOLIS

Construído em 1899, por iniciativa particular, foi totalmente reformado em 2000 e hoje oferecendo shows, recitais, peças e espaço para eventos.

CINE-PIRENEUS

Construído em 1919, originalmente em estilo neo-clássico, como teatro, foi reformado em 1936 no estilo art-decô, para funcionar com cinema.

PONTE SOBRE O RIO DAS ALMAS

Construída em 1946, no mesmo estilo da antiga, que era toda de madeira, é ponto de visitação pela beleza do lugar. Abaixo dela, um balneário público.

MUSEU DA FAMÍLIA POMPEU

Museu particular onde encontramos utensílios e artefatos do cotidiano colonial. Visitação somente para grupos e agendada.

MUSEU DAS CAVALHADAS

Museu particular com rico acervo sobre as Cavalhadas, folclore típico de Pirenópolis.


Esta página foi visitada 793963 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.