HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Sabja se preocupa com o futuro dos jovens brasileiros no Japão

Irmã Yoshiko Mori se preocupa com a juventude brasileira no Japão
Irmã Yoshiko Mori se preocupa com a juventude brasileira no Japão
O Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão, o Sabja, é uma entidade sem fins lucrativos, composta por voluntários que visam colaborar com os estrangeiros. O Sabja presta esclarecimentos e orientações abrangendo as áreas de saúde física e mental, educação social e ambiental, leis trabalhistas, acidentes de trabalho ou de trânsito, seguros e impostos.
A Franciscana Missionária de Maria, irmã Yoshiko Mori faz parte do grupo e está bastante preocupada com os jovens brasileiros que vivem na comunidade. Segundo ela, em 1997, 5.726 crianças se encontravam matriculadas em escolas japonesas. Já no ginasial e no colegial, o número vai caindo e são muito poucos os que chegam a se matricular em uma universidade. Em comparação, o número de jovens envolvidos em problemas tem crescido significativamente.
O Sabja realizou um levantamento junto aos jovens e aos pais da comunidade brasileira. Com base nos resultados, que ainda estão sendo estudados, a Sabja pretende elaborar um projeto de auxílio que consiga alcançar esses jovens. Segundo irmã Mori, a maioria dos problemas envolvem o uso ou tráfico de drogas. Por isso o Sabja gostaria de enfatizar a importância da série de seminários que acontecerá em Yokohama a partir de 9 de fevereiro. As palestras serão gratuitas e acontecem no Yokohama Darc Care Center Hall.
O primeiro palestrante será Tadashi Morishita, advogado especializado em casos envolvendo narcóticos. Ele estará explicando como funcionam as leis japonesas relativas ao consumo e tráfico de drogas no sábado 9 de fevereiro, das 14h às 16h. Já no sábado, dia 23 de fevereiro, a palestrante será Sayoko Nobuta, psicóloga que trabalha com aconselhamento. A palestra será das 14h às 16h, no mesmo local. A terceira palestra será no dia 9 de março, das 14h às 16h e contará com os depoimentos de pessoas que lutam contra a dependência e suas famílias. O Yokohama Darc Care Center Hall fica próximo à estação de Makita da linha de metrô Yokohama Shiei. As palestras serão apenas em japonês.
Outro trabalho importante que o Sabja vem realizando são as Caravanas que visitam as localidades onde há grande concentração de brasileiros. As Caravanas contam com a presença de médicos e especialistas em causas trabalhistas e além das palestras, oferecem também atendimento individual. No domingo 10 de fevereiro, a Caravana estará no Shimin Kaikan, próximo ao parque de esportes de Ashikaga-shi, Yuuraku-cho 837, das 10h às 13h.
Serviço:

Sabja - Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão
Tel/Fax: 0466-23-483

Yokohama Darc Care Center
Endereço: Yokohama-shi Minami-ku Shuku-machi 2-44
Tel: 045-731-8666
Fax: 045-743-4029


Esta página foi visitada 789120 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.