HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Literatura Japonesa

Abe Kobo
Abe Kobo nasceu em Tóquio em 1924, mas cresceu em Mukden, nos arredores do deserto da Manchúria, só voltando ao Japão para se preparar para se tornar médico, como o seu pai. Ele se formou pela faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio em 1948. Já nessa época ele tinha decidido levar adiante sua carreira literária e não a médica.
Segundo um crítico, é do período em que morou na Manchúria que Abe tira o conceito mutável da realidade. Abe é considerado um dos únicos autores “internacionais” do Japão, ou seja, um autor livre de tudo aquilo que o caracteriza como japonês.
Desde cedo ele começou a chamar atenção pelas suas histórias de metamorfoses kafkianas. São histórias permeadas de um lógica própria, que embora não façam sentido, são tão detalhada e convincentemente elaboradas que se tornam coerentes. É talvez uma mistura do conhecimento racional e lógico que Abe adquiriu na faculdade de Medicina e da sua inegável imaginação literária. Suas obras apresentam profunda preocupação social e filosófica, mas o autor permaneceu um experimentalista criativo na literatura.
O tema central de suas obras é sempre a isolação do homem. Abe escreveu também muitas peças de teatro e roteiros para filmes. A sua obra mais conhecida, Mulher das Dunas de 1962, foi adaptada para o filme dirigido por Teshigahara Hiroshi. Em 1964 a obra foi traduzida para o inglês e atualmente pode ser encontrada em português também. Mais tarde, ele próprio passou a produzir e dirigir suas peças. A sua peça mais conhecida é Tomodachi (amigos), que recebeu o prêmio Tanizaki de Literatura.


Esta página foi visitada 778622 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.