HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Laca: uma substância viva

A laca é obtida da resina do urushi (Rhus verniciflua).
Réplica de uma árvore do urushi, exposta na Urushi no Bi
Réplica de uma árvore do urushi, exposta na Urushi no Bi
A árvore tem 10 metros de altura, 40 centímetros de circunferência e pode ser encontrada desde Hokkaido, ilha mais ao norte, até Kyushu, ao sul. A resina é recolhida e envelhecida por 3 a 5 anos antes de estar pronta para o uso. Após o envelhecimento ela é processada e forma diferentes tipos de laca com propriedades diferentes. Quando utilizada como uma fina camada protetora, a laca passa por um processo químico de enrijecimento, em condições de alta umidade e temperatura. Após esse processo, a laca repele a água e resiste a acidos, alcalinos, sal e álcool. É adicionado uma quantidade de ferro para se obter a laca negra e sulfeto de prata para o vermelho.
A substância que dá a laca as suas propriedades materiais é o urushiol, que também é encontrado em outra plantas como o carvalho e hera. Caso o líquido entre em contato com a pele humana pode causar uma grande reação alérgica. A composição orgânica do urushi só pôde ser analizada há pouco mais de uma década e ainda existem mistérios que a envolvem.


Esta página foi visitada 783586 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.