HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Depoimento recebido pela internet

Pedro Perestrelo
Da esquerda para a direita: Carlos, Lita e eu (Pedro)
Da esquerda para a direita: Carlos, Lita e eu (Pedro)
Este é o depoimento que recebemos de um leitor do site. Pedro Perestrelo nos deu a autorização de publicar suas recordações de uma viagem que fez a bordo do Aruzentina Maru.

Meus pais são de origem portuquesa, eu e meus irmãos nascemos na ilha holandesa de Curaçao, no caribe.

Minha família embarcou no Aruzentina Maru em Setembro de 1959 imigrando para o Brasil e passamos 21 dias de viagem. Eu só tinha 8 anos e nunca tinha visto uma pessoa asiática antes. A comida japonesa, beber água quente e tomar banho em grupos foram os únicos problemas de diferença de cultura, que tivemos e acabamos nos ajustando.

Eu e meu irmão fizemos amigos rápido. Meu irmão caçula que só tinha 6 meses e as mães japonesas vinham pegar ele de manhã cedo e entregavam ele de volta para comer e à noite para dormir. Elas adoraram o cabelo loiro dele.

Como a segunda clase estava lotada tivemos que dormir e viver no porão do navio. Éramos um grupo de mais ou menos 25 portugueses ou descendentes como eu. Eu me lembro que tínhamos camarotes para o dormitório, mas os japoneses dormiam num espaço aberto onde só tinha camas (duplas como no exército).

Passamos em Cuba onde mais ou menos uma dúzia de japoneses desembarcaram.

Fidel Castro já tinha fechado os portos e oficias cubanos foram no navio pegar este grupo. Passamos 7 dias em Recife desembarcando linhas de trem. Ficamos encalhados por um dia fora de Recife e só partimos com a maré alta. Chegamos no Rio um dia antes de São Cosme e Damião.

Eu saí do Brasil em 1974 para imigrar ao Canadá e nunca mais voltei em Curaçao ou Brasil.

Um Abraço,
Pedro


Esta página foi visitada 823360 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.