HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Agências de Matrimônio

A popularidade que os casamentos internacionais vem ganhando também se deve ao surgimento de diversas agências de matrimônio especializadas. Essas novas empresas agendam encontros românticos entre as partes interessadas. Se o cliente utilizar todos os serviços oferecidos pelas companhias, pode acabar gastando até 2 milhões de ienes. Segundo Kimiaki Kogure, proprietário de uma agência de casamentos, o negócio tem ficado lucrativo. "Já existem mais de 200 agências de casamento internacional no Japão, e pelo menos 107 delas são especializadas em casamentos com chinesas", disse o empresário que formou pelo menos 10 casais nos últimos 18 meses. Segundo Kogure, as chinesas se tornaram as preferidas há pouco tempo. "Há 10 anos, as mulheres coreanas eram muito populares, mas a Coréia se tornou mais forte economicamente e elas não estão mais interessadas em homens japoneses", explicou.
Já segundo Lorna T., que trabalha há 3 meses em uma dessas agências, as filipinas são as mais populares entre os japoneses. "Não é por ser filipina que digo isso, mas elas têm um coração mais aberto e sabem mostrar gentileza", afirmou. Segundo pesquisa oficial de 2000, o número de casamentos entre homens japoneses e mulheres filipinas foi de 7.519, superior aos casamentos entre japoneses e coreanas. Sua agência é responsável por pelo menos um casamento por mês. "Os japoneses trabalham muito e levam a vida muito à sério e por isso muitos não têm o tempo de conhecer as pessoas certas e nós ajudamos a realizar seus sonhos de um casamento perfeito", explicou. Segundo ela, as preferências variam muito de pessoa para pessoa. Enquanto as asiáticas são preferidas pela aparencia relativamente similar a dos japoneses, as russas, de olhos, cabelo e pele clara, também são muito requisitadas.
As agências se especializam cada vez mais e existem as que tratam apenas de casamentos para homens ocidentais vivendo no Japão ou que oferecem apenas mulheres japonesas. Yoko Yamauchi explica que sua agência nasceu nos Estados Unidos, para atender a necessidade de japoneses que vivem lá. "Aos poucos, começamos a prestar serviço também aos americanos", contou. "Muitos deles se interessam por relacionamentos com mulheres japonesas por achar que elas são mais flexíveis do que as americanas", disse Yoko. Segundo ela, muitas japonesas também estão procurando casamentos fora do Japão. "São mulheres que já viveram no exterior e são mais abertas", acrescentou. Para ela, um dos motivos para essa procura é o fato de que nem sempre os homens japoneses aceitam que mulheres tenham um ponto de vista e opiniões tão diferentes. "Os homens japoneses são mais conservadores e têm mais dificuldade em lidar com diferenças culturais", declarou. Mesmo assim, o número de casamentos entre japonesas e estrangeiros registrados no Japão é relativamente baixo, apenas 7.937. Esse número não chega nem a metade dos casamentos registrados entre japoneses e estrangeiras. Mesmo para relacionamentos menos sérios, muitos japoneses preferem as estrangeiras. A Metropolis, revista semanal em inglês mais conhecida em Tokyo, sempre tem anúncios de japoneses procurando relacionamentos internacionais. N.K., de 31 anos, admitiu ter anunciado mais de três vezes. "Para mim, não importa a nacionalidade, mas procuro mulheres mais abertas e com personalidade", disse. N.K. garantiu ter conhecido pessoas interessantes graças à revista. "Já conheci algumas americanas e uma chinesa", contou. Aijiobara, 30 anos, é outro japonês que prefere conhecer pessoas mais internacionais. "Penso em encontrar uma boa parceira para a minha vida, mas ainda está cedo", explica. Ele gosta é de sair para dançar e por enquanto, suas melhores parceiras são as estrangeiras.


Esta página foi visitada 773646 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.