HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Casamentos internacionais

Conheça a história de Thais e Shigeo Ijima
Thais Ijima, 49 anos, é gaúcha e foi casada com um japonês por mais de 15 anos. Shigeo Ijima faleceu em novembro do ano passado, mas Thais nem pensou em retornar ao Brasil por causa dos seus três filhos, que nasceram e foram criados no Japão. "Os meninos quase não falam português e o mais velho já tem planos de fazer a faculdade aqui", contou.
Thais veio ao Japão pela primeira vez em 1985, com uma bolsa de estudos oferecida pela província de Shiga. Foi enquanto trabalhava no governo da província que ela conheceu Shigeo. "A gente foi se tornando amigos e namoro de japonês é muito distante, por isso nem imaginava que ele fosse me pedir em casamento quando terminou o meu estágio", contou.
O casamento aconteceu em abril de 1986, no Japão. Shigeo também conseguiu uma bolsa e passou um tempo trabalhando em Porto Alegre. Em 1987 o casal se mudou definitivamente para o arquipélago. "Já fomos ao Brasil várias vezes e os meus filhos gostam de lá, mas viver lá nem passa pela cabeça deles", disse. No começo, Thais também passou por dificuldades por não dominar a língua, mas atualmente ela ensina japonês para crianças estrangeiras em uma escola local. "A vida de estudante era bem mais fácil, depois que casei e tivemos filhos, eu tive que aprender a me virar", relembrou. Inicialmente, a família de Shigeo não aceitou muito bem o casamento. "Mas há três anos os pais dele vieram morar conosco", contou. Para Thais, a espontaniedade dos brasileiros contrasta bastante com a socidade japonesa. "Eles são mais enrustidos e não dizem o que pensam", declarou. Shigeo teve de se adaptar ao seu jeito e acabou até incorporando algumas características brasileiras. "Nunca tivemos problemas entre nós dois e ele sempre teve muito orgulho de ter uma esposa estrangeira", garantiu.


Esta página foi visitada 782934 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.