HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Haru to Natsu

Seriado japonês retrata a imigração no Brasil
A NHK, rede de televisão japonesa, também transmitida a cabo, criou a série Haru to Natsu para comemorar seus 80 anos de emissão.

A história de duas irmãs, separadas no momento de embarcar no navio que as traria ao Brasil, serve de pano de fundo para contar a história da imigração japonesa no Brasil. Haru e Natsu passam 70 anos sem se reencontrar e ambas enviam cartas que nunca chegam ao seu destino.

Haru, a mais velha embarca para o Brasil junto com sua família e sofre nas plantações de café, tendo inclusive de fugir de uma das fazendas.

Natsu, a mais nova, não pode embarcar por causa de uma doença nos olhos. Ela retorna sozinha a casa de seus tios e se vê obrigada a trabalhar para se sustentar.

Nos dias atuais, Haru finalmente retorna ao Japão e procura entrar em contato com sua irmã, mas ela se tornou a dona de um império e não quer mais saber da família que a abandonou.

As duas conseguem recuperar as cartas que nunca receberam e a história vai sendo contada através da ótica das duas.

O trabalho duro nas plantações de café, a adaptação ao novo tipo de alimentação, a malária, as festas de outros colonos italianos, a Segunda Guerra Mundial e a divisão das colônias japonesas entre Kachigumi e Makegumi, tudo isso é retratado por Haru e sua família.

Com 8 anos, Natsu foge de casa e é adotada por um criador de vacas leiteiras. Depois da Segunda Guerra Mundial ela começa a produzir biscoitos e vai se tornando uma empresária de sucesso. No entanto, sua vida familiar nunca foi muito satisfatória e ela vive muito sozinha.

A triste história das duas irmãs tem um desfecho feliz quando Natsu, endividada, resolve deixar o Japão para viver com a família de sua irmã no Brasil.

Uma das questões mais atuais no Japão é esse desapego pela família e a busca por valores perdidos depois que a sociedade se reestruturou depois da Segunda Guerra Mundial.


Esta página foi visitada 783636 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.