HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Conheça as cidades que sediaram a Copa de 2002

Sapporo
Sapporo fica na ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão. Hokkaido é um dos poucos lugares no país onde os estrangeiros não sentem a falta de espaço que é comum ao arquipélago. A ilha de Hokkaido é uma das menos povoadas, com grandes fazendas, espaço aberto e muito verde, nos curtos meses de verão. Mesmo durante o pico do verão, quando os jogos em Sapporo serão realizados, a temperatura é amena. O inverno é rigoroso e castiga os moradores, mas eles também têm o seu momento de glória com o Festival da Neve. Em fevereiro são erguidas enormes esculturas em gelo que tiram o fôlego dos visitantes com detalhes minuciosos. Os temas escolhidos variam entre edificações importantes do mundo inteiro e personagens de desenhos animados, criando uma verdadeira atmosfera de faz-de-conta em neve e gelo. O festival teve início em 1950, quando estudantes fizeram seis pequenas esculturas. Desde então o festival ganhou proporções gigantescas, atraindo um milhão de turistas por ano, durante o período de sua realização. Outro ícone de Sapporo é mundialmente apreciado pelos amantes da cerveja. Sapporo é a quarta maior produtora de cervejas do mundo e foi estabelecida em 1875, como parte do projeto de modernização da região. O que poucos sabem é que todo o progresso trazido de fora acabou deixando os habitantes locais do lado de fora. Os ainu são prova viva de que os japoneses não são todos iguais. Sua fisionomia e cultura completamente diferentes foram ignoradas e marginalizadas por décadas. Recentemente estudos sobre a língua, quase extinta, tem sido realizados e o os ainu ganharam também um museu.

Onde Ficar

O Keio Plaza Hotel Sapporo, Chuo-ku N5 W7-2-1, tel.011-221-5451, fica próximo a estação de Sapporo da linha JR e oferece quartos entre 5.000 ienes e 24.400 ienes. O Sapporo Grand Hotel, Chuo-ku N1 W4, tel. 011-261-3311, existe desde 1934 e também fica próximo a estação de Sapporo. Uma pernoite custa entre 6.000 ienes e 29.400 ienes. Uma opção mais barata é o Kokusai Hotel Sapporo, Chuo-ku S5 W7, tel. 011-532-8111, que fica a 15 minutos à pé do parque Odori e 7 minutos à pé da Ramen Yokocho. Uma pernoite custa entre 3.200 ienes e 6.100 ienes.

Onde Comer
Ir para Sapporo e não experimentar os famosos caranguejos é quase uma afronta. Uma opção mais em conta é o Ebi Kani Gassen, S4 W5, tel. 011-210-0411. O rodízio que inclui três tipos de caranguejos, tempura de camarão e sushi de camarão e caranguejo por 4.000 ienes. Outros restaurantes oferecem ambientes mais luxuosos, mas o Ebi Kani Gassen ganha na relação custo benefício.
Outro prato típico e bem mais em conta é o lamen. O Lamen Yokocho é uma rua que fica próxima a estação de metrô Susukino e possui uma grande variedade de pequenos restaurantes. Os proprietários ficam na porta competindo por fregueses. A melhor opção é sempre a que tem a fila mais longa.
O Daruma, S6 W4, tel. 011-533-8929 é um restaurante que serve outro prato bastante famoso em Hokkaido. Cada um grelha o seu próprio prato de carne de carneiro e vegetais.

Passeios

O Museu da Cerveja Sapporo, N7 E9, tel. 011-731-4368 é um dos pontos mais visitado e oferece tours gratuitos, com direito a experimentar as especialidades da casa. Outro passeio interessante é conhecer a sede das Olimpíadas de Inverno de 1972. O Teine Ski Grounds fica a 30 minutos do centro de Sapporo. A Torre do Relógio, N1 W2, tel. 011-231-0838, é um prédio de madeira, construído originalmente como parte da Faculudade de Agricultura de Sapporo em 1878, funciona hoje como um museu. O relógio que fica no segundo andar é a parte mais interessante do museu. Ele foi feito em Boston em 1881 e ainda funciona perfeitamente. O prédio é bonito, principalmente à noite e serve como ponto de encontro para namorados.

Dica

Alguns estabelecimentos noturnos da área de Susukino e casas de banho em geral não aceitam a presença de estrangeiros. Essa discriminação tende a ser pior nas cidades do interior de Hokkaido. É aconselhavel manter a calma para evitar atritos.

Como chegar

Esse é o maior problema de Sapporo. A distância é muito grande e o meio mais conveniente de chegar à cidade é de avião. O vôo de Tokyo para Sapporo leva 90 minutos e os preços variam bastante. Durante o período da Copa, os vôos devem estar lotados, o que deixa poucas opções. Há um trem noturno que liga Tokyo a Sapporo que leva 16 horas e custa 46.780 ienes. Mesmo de trem bala a viagem leva 10 horas e é preciso fazer duas baldeações. A passagem custa 22.630 ienes. Os ferries podem ser uma opção para quem tem tempo, muito tempo.



Esta página foi visitada 773565 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.