HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Arte zen da Cerimônia de Chá é tema de palestra na Fundação Japão

Evento faz parte do mini-curso “Por uma Semiótica do Espaço”, com palestra do professor visitante Manar Hammad, da École des Hautes-Études en Sciences-Sociales de Paris
Harmonia (wa), respeito (kei), pureza (sei) e tranqüilidade (jaku) . Essas são as regras que guiam o Chado (Caminho do Chá), também conhecido como Cerimônia do Chá ou Chanoyu. No dia 24 de novembro (quinta-feira), às 14 horas , o público poderá conhecer mais sobre essa arte tradicional da cultura japonesa, no evento “A Expressão Espacial da Enunciação, A Cerimônia do Chá no Japão” , com entrada gratuita e tradução francês – português.

A palestra será ministrada pelo professor visitante da École des Hautes-Études en Sciences-Sociales de Paris, Manar Hammad , no Auditório da Fundação Japão, como parte do mini-curso intensivo “Por uma Semiótica do Espaço”.

O evento terá uma análise semiótica do ritual de servir o “matcha" (chá verde), acompanhada por uma rara demonstração de refeição kaiseki (servida antes da cerimônia do chá), a ser realizada pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil.

Estudos semióticos

Manar Hammad é arquiteto e trabalha em Paris. Iniciou os estudos de significação espacial nos anos 70, com o semioticista Algirdas Julien Greimas, explorando espaços profanos e sagrados, privados e públicos tanto do mundo europeu, quanto do Canadá, do Japão e da cultura árabe.
A Semiótica é uma ciência relativamente nova, que estuda o relacionamento entre os signos e serve como ferramenta para estudos de Comunicação e Lingüística. Devido à sua natureza, a Semiótica é útil na análise de qualquer fenômeno relacionado à transmissão e retenção de informações, como a linguagem, as artes, e a própria comunicação.

Serviço
“A Expressão Espacial da Enunciação, A Cerimônia do Chá no Japão”
Data: 24 de novembro de 2005 (quinta-feira)
Horário: 14 às 17 horas
Local: Auditório da Fundação Japão
Av. Paulista, 37, 1º andar
Entrada gratuita (aberto ao público em geral)
Informações: (11) 3141-0110
Site: www.fjsp.org.br

Organização: Centro de Pesquisas Sociossemióticas e Núcleo de Pesquisas Visualidade e Espacialidade da PUC de São Paulo

Apoio: Fundação Japão

FOTOS, INFORMAÇÕES E CONTATOS PARA IMPRENSA
Erika Yamauti – (11) 3016-9898 / 3016-9899 / 3016-9896 / erika@grupoaska.com.br
Sergio Kitayama – (11) 3141-0110 / sergio@fjsp.org.br


Esta página foi visitada 793907 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.