HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Exposição de Washiningyo de Paulo Gick em Porto Alegre

14 a 31 de março de 2006

Horário de visitação: das 9h às 18h (de segunda a sexta-feira)

Local: Sala Fahrion Prédio da Reitoria - segundo andar UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Coquetel de abertura: 13 de março, às 19h
Washiningyo

Bonecas Japonesas em Papel Artesanal

A importância da Boneca na Cultura Japonesa

A boneca faz parte dos primórdios da História do Japão, como bem comprovam os exemplares encontrados em escavações arqueológicas e as representações em pinturas antigas, sendo consideradas não apenas objetos lúdicos, mas principalmente instrumentos de culto.

A designação nin-gyo é composta por ideogramas que significam "forma de pessoa", porque incialmente essas "formas de pessoa" eram usadas em rituais de exorcismo e em cerimônias que objetivavam atrair para as "formas de pessoa" qualquer mal que estivesse se abatendo sobre os filhos de uma família. Essas primeiras bonecas eram confeccionadas em papel (washi), cujo uso, na época, se limitava às classes nobres, devido ao seu alto custo, mas após o Período Edo (1600 - 1868), o uso do papel generalizou-se, permitindo que as bonecas passassem a ser confeccionadas nos lares, para que as meninas observassem e aprendessem os tipos de penteados e a maneira de amarrar o obi, faixa que prende o quimono. Essas bonecas dão, então, início a uma tradição que , no Século XX encontra seus maiores exponentes, e o que no passado era uma atividade lúdico-educativa adquire o status de arte.

O artista

Paulo Gick, um brasileiro que ao longo de mais de quarenta anos tem interagido com a cultura japonesa e que desde a década de 70 vem se aperfeiçoando na arte da boneca japonesa em papel artesanal, a washiningyo, criou e executou as bonecas da exposição.

Evento integrante das Comemorações do Cinqüentenário da Imigração Japonesa no Rio Grande do Sul


Esta página foi visitada 773583 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.