HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Vasco Debritto lança seu 3º CD

foto: Akira Ueno
foto: Akira Ueno
O cantor de Música Popular Brasileira Vasco Debritto lançou na quarta 19 seu terceiro CD no Japão. O disco Praia dos Corais foi gravado no Rio de Janeiro e em Nova Iorque, com a participação de músicos como Paulo Braga, Sergio Motta e Elias Silva. O CD ficou pronto em julho, mas o lançamento foi adiado pela gravadora. "Eles acharam melhor esperar e preparar a mídia", explica Vasco. Desde o começo de dezembro o disco já está tocando em algumas rádios e agora já pode ser comprado nas maiores lojas do ramo.
Vasco tem também 2 LPs e 2 compactos lançados no Brasil. Nascido em 1952 em Santa Cruz do Rio Pardo, no estado de São Paulo, Vasco reside no Japão desde 1994. Sua casa fica em Oisu, província de Kanagawa, onde ele compõe e faz seus arranjos. Segundo Vasco, ele se apaixonou pelo visual e a proximadade do mar e das montanhas o fazem lembar do Rio de Janeiro onde viveu por muito tempo.
Sua primeira estada no país foi em 1984, quando tocou em Kobe durante seis meses, a convite do Consulado Japonês de São Paulo. Sua opção de se mudar definitivamente para cá foi baseada na dificuldade de fazer MPB no Brasil. "Achei que era melhor ficar aqui porque senti que tinha mais possibilidades de trabalhar com a música brasileira", conta o artista.
Ele acredita que o seu público é formado na sua maioria por japoneses. "Sei que alguns brasileiros se interessam pelo meu trabalho, mas a maioria é mais jovem e procura acompanhar as músicas que tocam no Brasil", explica.
"Fui convidado para tocar em uma disco brasileira em Hamamatsu e confesso que fiquei um pouco apreensivo, justamente por saber que não faço o tipo de música que eles estão acostumados a ouvir", conta. O show acabou sendo um sucesso e o artista voltou bastante realizado. Embora Vasco conte com a aceitação e apoio do público japonês, ele sente falta do público brasileiro. "Desenvolver um trabalho fora de casa é bastante difícil e eu gostaria de contar com o apoio dos brasileiros também", desabafa.
Casado com uma japonesa, Vasco não tem planos de voltar para o Brasil. "Eu pretendo continuar aqui, embora goste muito do Brasil", disse. Vasco conta que uma das alegrias de fazer as gravações no Rio, foi reencontrar amigos, já que não voltava para lá há algum tempo. "Foi muito divertido, o estúdio estava sempre cheio", relembra.
Vasco começou a tocar violão quando tinha 13 anos. Durante sua adolescencia ele fez rock, como a maioria dos jovens. "Naquela época eu escrevia e cantava em inglês", lembra. Com 17 anos ele se encontrou na MPB. Suas maiores influências são Chico Buarque de Holanda, Antônio Carlos Jobim, Noel Rosa e Dorival Caymmi. "O importante para mim é continuar fazendo isso que é o meu original", garante.
Vasco também é letrista e já escreveu músicas para artistas japoneses como Yuji Toriyama e Aida Shoko. Kazuo Yoshida, que produziu grandes nomes como Jobim e Joyce, tocava na banda de Vasco. O lançamento do disco Praia dos Corais no Brasil está marcado para março do ano que vem, com um show no Museu da Imagem e do Som em São Paulo. O disco também será lançado nos EUA e na Alemanha. Os interessados em fazer contato com o músico ou pedidos de CDs podem acessar a homepage http://www.cnet-ta.ne.jp/v/vasco ou pelo e-mail koala@po2.cnet-ta.ne.jp

Discografia:
1979 compacto Um Dia
1981 álbum Um dia a coisa muda
1985 compacto Tecelagem
1986 álbum Todos a bordo
1998 single do tema oficial do Carnaval de Asakusa Saga
1999 CD Visions
2001 CD Praia dos Corais


Esta página foi visitada 788414 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.