HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Yasuo Tanaka, governador de Nagano

Yasuo Tanaka, escritor que ficou conhecido pelo seu livro Nantonaku Kuristaru, vencedor de prêmios como o Bungei Award (1980), foi eleito o governador da província de Nagano em 15 de outubro de 2000. Ele venceu o candidato que havia sido indicado pelo ex-governador que já estava no poder há 20 anos. O mais jovem de todos os governadores de província do arquipélago, com 45 anos, Yasuo Tanaka, se mostrou nada convencional desde o começo de seu mandato. A seu pedido, a tradicional recepção ao novo governador no primeiro dia de trabalho foi cancelada. Geralmente o governador é recebido com um buquê de flores por parte de uma das funcionárias.
Desde maio do ano passado, o governador passou a fazer tours pelos escritórios regionais do governo na província, na tentativa de se manter mais próximo dos moradores e dos servidores públicos locais.
Sua popularidade é bastante grande. Prova disso são as montanhas de cartas que ele recebe. Para responder a todos os e-mails, Tanaka teve o seu sono reduzido para duas a três horas diárias. "Eu respondo todos os e-mails que recebo em uma semana", garante o governador.
Mas nem todos apoiam o governador. As promessas e declarações que Tanaka faz durante suas palestras e encontros muitas vezes deixam os oficiais do governo da província em situações difíceis.
Outro feito que chamou a atenção da mídia nacional foi a sua decisão de tornar as informações do governo acessíveis a todos os tipos de veículos, acabando com o sistema restritivo de "clubes de imprensa", segundo o qual apenas os associados poderiam obter as informações. Nagano se tornou a primeira província a adotar o sistema de Centros de Imprensa e não os kisha kurabus, clubes que vem sendo criticados pelos representantes internacionais da imprensa que não têm acesso às informações.
Muito carismático, Tanaka tem conquistado fãs. A sua maior qualidade é a boa vontade de ouvir, discutir e buscar dar respostas às queixas do povo. O governador, nascido em Tokyo em 1956, se mudou para a província de Nagano em 1964, quando seu pai Hiromasa passou a lecionar na Universidade de Shinshu, morando por dois anos em Ueda. Ele se formou em uma escola de segundo grau da rede pública de Matsumoto e entrou para a Universidade Hitotsubashi. Após se formar em Direito, ele foi contratado pela empresa de petróleo Mobil Sekiyu K. K., mas em abril de 1981 deixou o seu emprego. Foi em junho do mesmo ano que ele começou sua carreira como escritor


Esta página foi visitada 823330 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.