HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Arubaito

A palavra arubaito tem origem na palavra arbeit, do alemão, e significa um trabalho temporário no qual não há vínculo empregatício. Essa tem sido uma das opções para quem está desempregado no Japão.
Muitos brasileiros, mesmo os que não falam muito japonês, têm procurado empregos alternativos fora da comuidade. "Não é fácil e a gente tem muito o que aprender", disse Gisele Yochizumi, que além de ser modelo também faz arubaito em restaurante. Como esses empregos lidam com o público, a apresentação pessoal também é fator importante e não são poucos os concorrentes. Muitos jovens japoneses também preferem os arubaitos a empregos fixos e permanentes. Os freetas (combinação das palavras free, do inglês, e arbeiter, do alemão), como são conhecidos esses jovens, pulam de um emprego temporário a outro. Para quem está decidido a trabalhar com japoneses, a língua é um dos requisitos mais importantes. Trabalhos em grupo que envolvem situações de risco não costumam aceitar estrangeiros. "Os nikkeis tem mais chance, mas mesmo assim não é o emprego mais comum", explicou Luís Shigeru Nakanishi, que trabalha com instalações elétricas. Em qualquer emprego, a força de vontade e o aprendizado rápido são sempre um diferencial. "No meu outro emprego, eles me despediram antes de completar um mês. Quando eu estava saindo, eles me disseram que se soubessem que eu ia passar a trabalhar tão bem não teriam me despedido", contou Gisele.
As grandes vantagens do arubaito são a falta de vínculo empregatício que permite atividades paralelas e o horário reduzido. O problema para quem precisa de um salário fixo é o fato de que nunca se sabe ao certo a quantia a ser recebida, já que o cálculo é feito através do número de horas trabalhadas. Em algumas situações, a pessoa pode ficar sem trabalho por até uma semana. "Eu vou acabar ficando uma semana parado, mas vou aproveitar para procurar algum outro bico", disse Nakanishi. Os salários também não são muito altos, a média é de 900 ienes por hora. Os arubaitos mais comuns para estrangeiros são como garçon, barman, assistente de cozinha, atendente em lojas de conveniência, tele-marketing, padarias e limpeza. Alguns deles não exigem experiência prévia e sempre acabam sendo uma oportunidade de aprender ou melhorar o japonês. Já os arubaitos na área de construção civil exigem maior domínio da língua e preferivelmente alguma experiência no ramo. Existem revistas especializadas em apresentar arubaitos. A from A, B-ing, An e Travail são algumas das opções. Elas geralmente são divididas por tipo de emprego e embora estejam em japonês podem trazer ofertas interessantes para os brasileiros também. É importante apresentar currículo em japonês e estar pronto para responder perguntas básicas como qual foi o seu último emprego e quais as habilidades que possui. O primeiro contato telefônico também é importante. O candidato não deve se mostrar indeciso ou inseguro, mas deve enfatizar que não é japonês, mas está pronto para aprender o que seja necessário para o emprego.


Esta página foi visitada 793772 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.