HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Arte Nipo-Brasileira, de Geração em Geração

O coquetel de abertura da Exposição Arte Nipo-Brasileira de Geração em Geração lotou a galeria Garagem de Arte St., em Porto alegre, dia 8 de julho. A exposição apresenta trinta obras de artistas plásticos importantes como Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Bin Kondo e Yutaka Toyota, acompanhados dos trabalhos de seus filhos, promovendo um encontro de gerações. A exposição tem entrada franca e fica na galeria até 5 de agosto.
Yoshino Mabe, viúva de Manabu, e seu neto Rafael Jun Mabe, Takashi Fukushima, filho de Tikashi Fukushima, Naoto Kondo, filho de Bin Kondo, Yutaka e Giamni Toyota estiveram na abertura. Alguns deles como Rafael Jun Mabe e Naoto Kondo estiveram em Porto Alegre pela primeira vez. Rafael também é artista plástico, tendo participado do Salão de Arte do Bunkyo, em São Paulo. Naoto, filho de Bin Kondo, viveu no Japão por dez anos e passou mais cinco anos viajando por vários países da Ásia, mas segundo ele não existe melhor lugar para um artista do que o Brasil. “Adoro a sinceridade com que as pessoas falam do seu trabalho”, disse. Naoto, que já trabalhou em fábricas, conta que tentou buscar uma carreira diferente da de seu pai. “Mas sendo sincero comigo mesmo, descobri que a arte é o caminho que quero seguir pelo resto de minha vida”.
Tikashi Fukushima também passou seis meses no Japão, com uma bolsa da Fundação Japão. Seus estudos sobre o ukiyoe se refletem em alguns de seus trabalhos em gravura, com base de madeira. “Acho que a influência japonesa, esse atavismo, é uma coisa que sempre vai estar presente, mesmo que não se queira, mesmo que não se tenha contato com o Japão”, afirmou.
O pintor e escultor Yutaka Toyota tem boas recordações de Porto Alegre. “Trouxe 40 obras para a primeira exposição que fiz aqui, no Museu de Arte. Antes da abertura, todas as obras estavam vendidas”, lembra. De 27 de novembro a 7 de dezembro, Yutaka retorna a sua cidade natal, em Yamagata. Sua exposição vai ser feita juntamente com a comemoração dos 50 anos do Kenjinkai da província em São Paulo. “A situação econômica no Japão mudou bastante. Lembro que entre 1980 e 1995 vendi mais de 40 obras, em todo o país”. Seu filho, Giamni Toyota é artista plástico, fotógrafo, videomaker e computer designer. “Estive aqui para a Bienal do Mercosul e tenho muito material documental, gostaria de poder editar um documentário com essas imagens”, contou o artista.
A idéia de trazer os artistas nipo-brasileiros juntos a Porto Alegre já era antiga. Itamara Stockinger, dona da galeria, é casada com o filho do escultor Xico Stockinger. “Sempre tivemos uma relação muito forte com esses artistas e temos em nosso acervo familiar obras de Mabe e Fukushima”, contou. A Arte Nipo-Brasileira de Geração em Geração encontrou o espaço perfeito na Garagem de Arte St.

Garagem de Arte St.
R. Luciana de Abreu, 450
www.garagemdearte.com.br


Esta página foi visitada 793773 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.