HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones

 
História e registro de 40 anos de Imigração Japonesa

A chegada do Aruzentina Maru ao Brasil dia 11 de maio de 1962, em sua décima segunda viagem, mudou a vida de muitas pessoas. Inclusive a de quem nasceu muito depois, como eu. Foram 681 imigrantes que vieram do Japão com destino ao Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. A comemoração dos 40 anos de chegada foi realizada dia 11 de maio de 2002 e deu início a esse projeto.
Meu pai foi um dos responsáveis pela edição de um jornal de bordo diário que se chamava Sakura durante todo o percurso de Kobe até Santos. Com a ajuda dos membros da equipe, ele decidiu fazer uma edição especial de Sakura, 40 anos depois, contando uma pequena parte da história desses imigrantes que vieram com ele. Seu objetivo é deixar um registro, se possível, no futuro, em forma de livro. Por enquanto esse espaço na internet foi a melhor maneira que encontramos de armazenar e dividir o que já foi reunido.
Como muitos dos imigrantes japoneses, ele se sente mais confortável escrevendo em japonês e isso estava limitando o acesso. “Nossos 40 anos” agora ganha versão em português para os mais de 200 imigrantes que na época da viagem tinham menos de 15 anos de idade e preferem o português ou espanhol. A família Aruzentina Maru cresceu e esperamos que as novas gerações de niseis e sanseis também participem. Gostaríamos de contar a nossa história da imigração japonesa, incluindo os jovens que estão no Japão, estudando, trabalhando e conhecendo o país.
O objetivo de “Watashitachino 40 Nen !!”, HP em japonês, é deixar registrada a história dos integrantes desta viagem do Arzentina Maru e quem sabe expandir para os mais de 10 mil imigrantes que chegaram em suas várias viagens, ou talvez ainda aos 25 mil imigranges do pós-guerra que teve iníncio em 1953 e que esse ano comemora seus 53 anos.
Aruzentina Maru foi a última viagem de grande contingência com 681 imigrantes, com destino a 4 países da América Latina. Havia muitos tipos de imigrantes, agricultures que adquiriram lotes em colônias japonesas (Tomé-Açu, Jucelino Kubichek, Funchal, Guatapará, Jacaré, Gurapapes, Pirapó, Santa Cruz e outros), menbros da Cotia Seinen, Yakyuu imin, Sangyou Kaihatu Seinentai, Hanayome imin etc. Portanto fornece material de grande interesse sob o aspecto de estudos sociais da história da imigração. Vamos colaborar e juntar material escrito e fotos que contam a história e memória dos nossos antecessores.
Esta versão em português não é uma simples tradução de “Watasitachino 40 nen” e sim um irmão que nasce do mesmo objetivo. Nossos pais nos deixam a saga que eles viveram desde a chegada ao país que escolheram como segunda pátria. Nós herdamos estas histórias e ensinamentos, crescendo nesse país. O tempo não para e o projeto cresce. Quem sabe um dia poderemos editar um livro entitulado “60 anos de nossos avós”. Para isso desde já começamos os preparativos.
“Watasitachino 40 nen!!” marcou 300 mil acessos desde 11 de maio de 2002 e agora comemora quatro anos de início oficial. Isso comprova que é uma HP reconhecida e respeitada e sua versão em português também deve marcar presença com seriedade e grande sucesso. Esperamos a colaboração de todos. Vamos deixar um registro da imigração japonesa e de seus descendentes.

Yayoi Elize Wada

Porto Alegre, 11 de Maio de 2006
Dia em que o Aruzentina Maru chegou a Santos, 44 anos atrás.
 


Esta página foi visitada 817386 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.