HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Matéria publicada no Nikkei Shinbun

Nossos 40 anos! foi assunto de uma matéria publicada no Nikkei Shinbun de 10 de outubro de 2001. Os esforços para reunir material para editar o número especial do jornal de bordo e os prepartivos para a comemoração de 40 anos de chegada da décima segunda viagem do Aruzentina Maru, dia 11 de maio de 2002 chamaram a atenção da mídia. Veja a matéria completa.
O Aruzentina Maru deixou o porto de Yokohama no dia 30 de março de 1962 e partiu de Kobe no dia 2 de abril, chegando em Belém do Pará no dia 30 do mesmo mês. Dia 11 de maio, o navio entrou para o porto de Santos. Com 680 imigrantes a bordo, o Aruzentina Maru foi um raro caso de grandes massas em meio a imigração pós-guerra que já estava chegando ao fim. Foram 472 pessoas que desembarcaram no Brasil, com representantes do Cotia Seinen, Hanayome Imin, Yakyu Imin e muitos outros casos. Seus destinos foram Tomeaçu, no Pará, Funchal, no Rio de Janeiro e outros estados como São Paulo e Paraná, se expalhando por todo o território nacional. Os outros seguiram viagem rumo a Argentina, Paraguai e Bolívia. Já se passaram 40 anos e agora o objetivo é reunir histórias para a edição especial do jornal de bordo.
Os questinários estão sendo enviados e procuram saber dados pessoais como nome completo, data de nascimento, origem no Japão, primeira cidade de entrada no Brasil, endereço atual, telefone, fax, e-mail e dados atuais das famílias. Para os chefes das famílias, pede-se também informações dos outros integrantes que estão no Brasil. Além disso há espaço para contar lembranças de bordo, as dificuldades na chegada e alegrias e tristezas desses quarenta anos. Fotos de época também estão sendo coletadas.
Segundo o editor e responsável pelo projeto, Yoshiji Wada, a privacidade dos participantes será garantida. "Números e gráficos também terão apenas objetivos de estudos sociológicos", afirmou.


Esta página foi visitada 837829 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.