4.4. Estratégia em atrair turistas japoneses
Como fazer os empresários japoneses compreenderem este grande país? Essa é uma pergunta que, particularmente, me preocupa, pois o foco das minhas atividades é apoiar os negócios Brasil-Japão.
Do Japão viajam anualmente para o exterior cerca de 16 a 17 milhões de pessoas. O valor de consumo do turista japonês por pessoa é bem alto, por isso é muito bem vindo pelo mundo todo. O japonês quando da viaja para o exterior prefere, primeiramente, países asiáticos como Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Tailândia. Depois o Havaí seguido de países europeus como França, Inglaterra, Itália, Alemanha e Espanha.
Dentre esses países destaco a Itália, um país que obteve sucesso fazer o turista japonês retornar ao país. De 1996 a 1999, quando morava em Milão, houve a invasão de um grande número de turistas japoneses na Itália e o interessante é que existiam muitos que sempre voltavam. No primeiro momento vinham em pacotes rápidos, passavam por Roma, Florença, Veneza e Milão, sem tempo suficiente para satisfazer suas vontades de degustar, ver e comprar, tornando a viagem insatisfatória. Já a segunda viagem, com um pouco mais de tempo, visitavam os arredores das 4 cidades acima citadas, como Nápoli, Siena, Pisa, Padova e Bérgamo. Na terceira viagem, visitavam locais como a Sicília e a Púglia.
A tendência da procura pelo turismo no Japão deve permanecer, pois daqui há 10 anos será o país com maior número de idosos. Essas pessoas saudáveis, com dinheiro, com tempo e com curiosidade por regiões desconhecidas devem ser atraídas para a América Central e do Sul, que possuem grandes recursos naturais para o turismo. A princípio deverão visitar os tesouros Aztecas e Maias no México, Cuzco e Machu Pichu do Peru e no Brasil o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.
No caso do Brasil a atratividade do país já existe a questão é pensar como ampliar número de turistas estrangeiros e fazê-lo retornarem ao país. Hoje, 45.000 japoneses têm viajado anualmente para o Mercosul, representando 0,25% do total dos turistas japoneses, só o Brasil recebe 40.000. A meta é dobrar este número até 2007, para isso o Brasil conta com um escritório de promoção turística do Mercosul aberto em 25 de março de 2005, na cidade de Tóquio, com o apoio da JICA. Se o escritório de turismo do Mercosul promover o turismo de forma adequada, é bem provável se atingir a tal meta.
É necessário dar importância ao mercado japonês, tanto para aumentar o número de clientes como para ganhar a confiança dos que já visitaram o país. Uma boa medida para isso seria a manutenção de apresentações permanentes das atrações turísticas brasileiras aos japoneses. Nos últimos cinco anos, o Brasil participou por três vezes (2001, 2003 e 2004) na World Travel Fair, que vem sendo realizada em Tóquio, desde 2000. No entanto, é interessante que haja uma presença mais contínua, por isso incentivo uma participação anual e, também, se possível, uma ampliação do espaço para uma melhor exposição.
Outra vantagem e que com o crescimento do número de turistas japoneses, sem sombra de dúvida, em alguns anos, turistas provenientes de outros países da Ásia como Coréia, Taiwan, Hong Kong e China, estarão visitando o Brasil. O número de turistas da Ásia atinge anualmente o número de 80.000 pessoas.
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