HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Expedição Família Feliz

A família Wada está planejando uma viagem de carro pelo Brasil com o objetivo de conhecer Gurupi, no estado de Tocantins, local onde o patriarca da família tentou se estabelecer assim que chegou ao Brasil. Veja a programação que está sendo elaborada.
EXPEDIÇÃO FAMÍLIA FELIZ



PERÍODO: 26/07/2005 a 14/08/2005

ROTEIRO: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e retorno (PR, SC, RS).

CHEFE DE EXPEDIÇÃO e COORDENADORA DE ALIMENTOS: Keiko Wada

RELAÇÕES PÚBLICAS e PATROCINADOR: Yoshiji Wada

SUB-SECRETÁRIA, COORDENADORA FINANCEIRA e ROTEIRO: Sayuri Wada

DIREÇÃO, FOTOGRAFIA, TRILHA SONORA e FIGURINO: Akane Wada

DIREÇÃO, FOTOGRAFIA, COMUNICAÇÃO, EVENTOS e INSTALAÇÕES: Yayoi Wada

FINANCIAMENTO: Sawayaka R.A.C. Ltda e Velva I Ltda.



26/07 (terça-feira)

Saída de Porto Alegre às 5:00.

BR 101 até Curitiba, Transbrasiliana até Marília.

Origem: WCC - PORTO ALEGRE - RS
Destino: WCC - MARILIA - SP

Percurso: 1200,4 Km -Tempo estimado: 14h06m56s




Chegada prevista: 20:00

Breve histórico
Sobre o antigo aldeamento dos corajosos índios Coroados, ocupando a cabeceira do Ribeirão do Pombo, hoje perímetro urbano da cidade, surgiram rapidamente extensas plantações de café. As terras de excepcional qualidade atraíram pioneiros vindos de várias regiões, ávidos de riqueza e colheitas. Dois desses intrépidos desbravadores, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva (Pereirinha), em 1923, adquiriram 53 alqueires de terras e constituíram o Patrimônio "Alto Cafezal" - primeiro nome dado à MARILIA.
A Companhia Paulista e Estrada de Ferro vinham avançando de Piratininga a Lácio e, de acordo a Companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal eram denominadas por ordem alfabética; sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra "M". Foram propostos vários nomes, como. "Marathona", “Mogúncio” ou "Macau". Bento de Abreu em uma de suas viagens de navio á Europa, leu o livro de Thomaz Antonio Gonzaga "MARÍLIA DE DIRCEU", e dai tirou o nome de MARÍLIA.
Assim de Distrito de Paz em 1926, passou MARILIA á categoria de município em 24 de dezembro de 1926. Sendo que sua instalação oficial deu-se á 04 de abril de 1929, data em que é comemorado seu aniversário.

A cidade possui longa tradição no ramo alimentício. E é por essa consolidada tradição e destaque, que hoje possui mais de uma centena de indústrias que compõem o consagrado setor alimentício da cidade conhecida por Capital Nacional do Alimento. Os principais setores de destaque na cidade são: indústria alimentícia, metalúrgica e comércio. Possui ainda 2 universidades e 2 fundações, atraindo milhares de estudantes de todo Brasil.



Cultura
A Shindo Renmei (liga do caminho dos súditos) foi uma organização nacionalista, que surgiu no Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial, formada por japoneses que não acreditavam na derrota do Japão na guerra.

Fundada em Marília em 1942 (ainda antes da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial), a Shindo Renmei surgiu como uma das muitas organizações nacionalistas japonesas na época, que foram influenciadas por ex-militares japoneses que imigraram para o Brasil.

Cerca de 85% dos japoneses no Brasil eram simpatizantes ou contribuintes da Shindo Renmei. Dentro da Shindo Renmei, a comunidade japonesa era dividida em apenas dois grupos: os vitoristas (kachigumi), que pertenciam ou simpatizavam com a organização; e os derrotistas (makegumi) - também chamados de "corações sujos" -, que não acreditavam na vitória do Japão e, por isso, deveriam ser punidos.




Esta página foi visitada 837285 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.