Desde o começo do comércio entre a Europa e o Oriente, os laqueados sempre foram muito admirados. Os palácios e casas mais honradas da Europa sempre foram, e continuam sendo, decoradas com peças laqueadas. |
Muitos artesãos da Europa tentaram desenvolver uma substância parecida com a laca negra ou vermelha encontrada em painéis chineses e japoneses. Como o urushi não podia ser encontrado na região, eles buscaram substâncias alternativas. Essas pesquisas levaram ao desenvolvimento dos métodos tradicionais de refinamento da resina dos pinheiros, levando a um avanço na indústria química e de pigmentos. Quando a Inglaterra conseguiu alcançar a qualidade que buscava para seus métodos de pintura, esse trabalho passou a ser chamado de Japan-work.
O urushi é com certeza um dos símbolos do Japão, mas não é só em ambientes tradicionalmente decorados que ele se enquadra. Ele empresta beleza e poesia a ambientes ocidentais, sem conflitar com o resto da decoração. O urushi ainda deve passar a ser mais e mais valorizado fora do Japão, garantindo um longo e próspero futuro para os artistas.
|