HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Washi

Conheça uma típica loja de Washi
Lojas especializadas em washi podem ser encontradas nos bairros de Tokyo e mantêm viva as tradições japonesas. A Sugamo Washi é uma delas e além da matéria prima para trabalhos manuais, também oferece aulas de Origami, dobraduras de papel, e Chigiri-e, desenhos feitos a partir de pedaços pequenos de papel colados em shikishi, uma placa de papel tradicional do Japão.

De onde você compra o washi?
Tsutomu Shimizu - Temos papéis de todas as partes do Japão. Os principais produtores são as províncias de Gifu, Saitama, Fukui, Tottori, Shimane, Kyoto, entre outras.

Quais as características do washi?
T S - Como o mercado não é muito grande, cada local de produção se especializou e cada tipo de papel tem características diferentes. O yuzen, papel estampado, mais famoso é o de Kyoto. Para o Chigiri-e também existem texturas diferentes.

Qual é o preço aproximado desse material?
T S - No geral, tudo é muito barato. O washi serve como matéria prima para trabalhos manuais, quase uma brincadeira, e não pode ser muito caro. Cada folha custa em média 390 ienes. Peças com desenho, mais trabalhadas, chegam a 640 ienes.

Há quantos anos existe a loja?
T S - Há uns 15 ou 16 anos.

Quais foram os motivos que o levaram a entrar no ramo?
T S - Eu não sou muito habilidoso por isso não faço nenhum trabalho manual, mas sempre tive interesse no washi.

Quem são os seus fregueses?
T S - Na maioria são senhoras com mais de 30 anos e que praticam Origami e Chigiri-e.

Muitos estrangeiros visitam a loja?
T S - Recebemos pedidos de lojas no Havaí e Estados Unidos, mas poucos estrangeiros realmente vêm a loja.

Como são os cursos que vocês oferecem?
T S - Os cursos são direcionados a esse público que pratica esse tipo de trabalho manual. Não ensinamos o básico, como começar a fazer o Origami ou Chigiri-e. São cursos específicos de um novo modelo de boneca, ou com motivos da estação. Por exemplo o nosso próximo curso de Origami vai ser de dobraduras em formato de ovelha, o signo chinês para o ano que vem.


Esta página foi visitada 845141 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.