HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Celso Lafer no Japão

Ministra Kawaguchi recebe o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer
Ministra Kawaguchi recebe o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, esteve realizando uma visita oficial ao Japão de quarta-feira 22 a segunda 27. Durante sua visita, o chanceler Lafer foi recebido em audiência pelo Príncipe Herdeiro Naruhito e fez uma visita de cortesia ao Primeiro Ministro Junichiro Koizumi.
O chanceler brasileiro manteve reunião de trabalho com a Ministra das Relações Exteriores, Yoriko Kawaguchi. Os dois passaram em revista temas da agenda bilateral, trocando idéias sobre as perspectivas que se abrem para a intensificação das relações bilaterais. Com o objetivo de fortalecer o diálogo político bilateral, concordaram em estudar o estabelecimento de consultas regulares.
A ministra Kawaguchi manifestou a intenção japonesa de convidar jovens brasileiros que atuam na área econômica. Kawaguchi também comunicou a orientação de conceder empréstimo em ienes para a implementação do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista (SABESP). O programa vai contribuir para melhorias sanitárias e ambientais, beneficiando prioritariamente o elevado contingente de população em 9 municípios do litoral do Estado de São Paulo. A ministra lembrou também da comemoração dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil a ser comemorado em 2008 e demonstrou interesse de participar das comemorações.
Os chanceleres manifestaram também a intenção de esforçar-se para promover a cooperação em outros países. Um dos tópicos abordados nesse sentido foi o do Timor Leste e a sua independência celebrada no dia 20 do mês corrente. "O Brasil atuou cooperando para a capacitação profissional e alfabetização de adultos, através de tele-cursos", relatou o chanceler. Uma ação conjunta entre Japão e Brasil ainda deve ser estudada.
Outro assunto importante entre os chanceleres foi a questão da reforma das Nações Unidas, em especial do Conselho de Segurança. Ambos concordaram na importância de concretizar a reforma o mais breve possível.
Em meio a vários compromissos, o ministro Celso Lafer encontrou tempo para se reunir com representantes da comunidade brasileira no Japão. "Estive ouvindo os representantes quanto aos problemas relativos às leis trabalhistas e educação", disse Lafer. Uma das propostas que Lafer prometeu estudar é a de preparação dos jovens brasileiros para o mercado de trabalho. "Vou ver que tipo de educação é a mais apropriada para a comunidade e vou pedir também o apoio da iniciativa privada", prometeu.


Esta página foi visitada 845019 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.