Yasuo Tanaka, escritor que ficou conhecido pelo seu livro Nantonaku Kuristaru, vencedor de prêmios como o Bungei Award (1980), foi eleito o governador da província de Nagano em 15 de outubro de 2000. Ele venceu o candidato que havia sido indicado pelo ex-governador que já estava no poder há 20 anos. O mais jovem de todos os governadores de província do arquipélago, com 45 anos, Yasuo Tanaka, se mostrou nada convencional desde o começo de seu mandato. A seu pedido, a tradicional recepção ao novo governador no primeiro dia de trabalho foi cancelada. Geralmente o governador é recebido com um buquê de flores por parte de uma das funcionárias.
Desde maio do ano passado, o governador passou a fazer tours pelos escritórios regionais do governo na província, na tentativa de se manter mais próximo dos moradores e dos servidores públicos locais.
Sua popularidade é bastante grande. Prova disso são as montanhas de cartas que ele recebe. Para responder a todos os e-mails, Tanaka teve o seu sono reduzido para duas a três horas diárias. "Eu respondo todos os e-mails que recebo em uma semana", garante o governador.
Mas nem todos apoiam o governador. As promessas e declarações que Tanaka faz durante suas palestras e encontros muitas vezes deixam os oficiais do governo da província em situações difíceis.
Outro feito que chamou a atenção da mídia nacional foi a sua decisão de tornar as informações do governo acessíveis a todos os tipos de veículos, acabando com o sistema restritivo de "clubes de imprensa", segundo o qual apenas os associados poderiam obter as informações. Nagano se tornou a primeira província a adotar o sistema de Centros de Imprensa e não os kisha kurabus, clubes que vem sendo criticados pelos representantes internacionais da imprensa que não têm acesso às informações.
Muito carismático, Tanaka tem conquistado fãs. A sua maior qualidade é a boa vontade de ouvir, discutir e buscar dar respostas às queixas do povo. O governador, nascido em Tokyo em 1956, se mudou para a província de Nagano em 1964, quando seu pai Hiromasa passou a lecionar na Universidade de Shinshu, morando por dois anos em Ueda. Ele se formou em uma escola de segundo grau da rede pública de Matsumoto e entrou para a Universidade Hitotsubashi. Após se formar em Direito, ele foi contratado pela empresa de petróleo Mobil Sekiyu K. K., mas em abril de 1981 deixou o seu emprego. Foi em junho do mesmo ano que ele começou sua carreira como escritor
|