HOME  HOME  ExpoBrazil - Agaricus, herbs, propolis for health and beauty.  Nikkeybrasil Quem Somos Biografias Indice de Biografias Forum Fotos de Biografias Links Contato  em japones




Monumento ao Imigrante

Foto do Monumento ao Imigrante que foi construído no Meriken Park, em Kobe, próximo ao local de onde, em 1908, partiu o Kasato Maru, primeiro navio que trouxe imigrantes japoneses ao Brasil.
O Monumento ao Imigrante foi erguido em abril de 2001 e foi entitulado "A partida de esperança". Estive em Kobe e não pude deixar de visitar esse marco que tanto significa para nós que no dia 11 de maio completamos 40 anos de imigração. Também o Aruzentina Maru partiu das proximidades de onde hoje se encontra o monumento. Não só o monumento, mas todo o espaço é importante para a história da imigração e simboliza nossas raízes.
O Aruzentina Maru, em sua décima segunda viagem, partiu em uma época em que a imgração pós-guerra já havia passado o seu pico. Essa foi uma das últimas viagens migratórias de grande contingência. A imigração pós-guerra teve início em dezembro de 1952 e o ápice feoi em 1960, quando mais de 8 mil imigrantes japoneses chegaram à América do Sul. Em 1962, esse número já havia caído para 2201 (1830 apenas no Brasil). A décima segunda viagem do Aruzentina Maru, deixou o porto de Yokohama dia 30 de março e partiu de Kobe no dia dois de abril, trazendo 681 imigrantes japoneses. (Informações obtidas através do Setor de Imigração do Ministério de Relações Exteriores do Japão). No dia 7 de março, um grupo de imigrantes que seguiria viagem em embarcação menor para Tomeaçu se despediu em Belém. Dia 7 de maio foi a vez daqueles que iam em direção a Jucelino Kubichek se despedirem em Salvador e dia 9 de maio, no Rio, outros partiram parar Funchal. Dia 11 de maio, chegamos ao porto de Santos, onde ficaram o resto dos imigrantes com destino ao Brasil e Bolívia. O Aruzentina Maru seguiu sua viagem até Buenos Aires onde ficaram os que iam para Garuape, na Argentina, e Alto Paraná, no Paraguai.


Esta página foi visitada 845016 vezes! Copyright 2002-2003 40 Anos All rights reserved
Desenvolvido e mantido por AbraOn.